Visualizing cityscapes of Classical antiquity: from early modern reconstruction drawings to digital 3D models – publicação em destaque

Chiara Piccoli 3D

O estudo aqui apresentado pretende dar um contributo prático para uma nova compreensão e utilização de reconstruções 3D, nomeadamente como “laboratórios” para testar hipóteses e visualizar, avaliar e discutir interpretações alternativas.”

Visualizing cityscapes of Classical antiquity: from early modern reconstruction drawings to digital 3D models

Chiara Piccoli 3D

Ano: 2018

Autora: Chiara Piccoli

Publicado: Archaeopress Publishing Ltd Summertown Pavilion 18-24 Middle Way Summertown Oxford OX2 7LG

Sobre o livro:

A quantidade de aplicações de modelação 3D em arqueologia aumentou muito na última década. Técnicas de gravação em 3D permitem que os investigadores documentem evidências arqueológicas com rapidez e precisão, e as reconstruções em 3D criaram novas possibilidades para comunicar os resultados a um público maior. Neste último caso, no entanto, inúmeras vozes expressaram a sua preocupação com a ética de tais representações digitais, uma vez que dão destaque a uma imagem cristalizada do passado e não explicam a complexidade do registo arqueológico. O estudo aqui apresentado pretende dar um contributo prático para uma nova compreensão e utilização de reconstruções 3D, nomeadamente como “laboratórios” para testar hipóteses e visualizar, avaliar e discutir interpretações alternativas.

Sobre a autora:


Chiara Piccoli é uma arqueóloga italiana atualmente membro da equipa do grupo de Pesquisa em Arqueologia Digital da Faculdade de Arqueologia de Leiden, na Holanda. A sua especialidade está nas aplicações de técnicas de modelação 3D e 2D-3D SIG para visualizar e analisar evidências arqueológicas. Os seus interesses de investigação incluem estudos urbanos, estudos visuais e exploração de ferramentas digitais e novas tecnologias para documentação, visualização, análise e disseminação. Participou em várias escavações e investigações em Itália, Grécia e Marrocos. É bacharel em Património Cultural (Universidade de Trento), mestre em Arqueologia Grega e Romana (Universidade de Siena) e mestre em Estudos de Livro e Media Digital (Universidade de Leiden). Recebeu o Prémio de Tese de Tiele-Stichting de 2011 para a melhor dissertação de mestrado no campo da História do Livro na Holanda.

O livro pode ser descarregado gratuitamente através desta ligação.

Consulte outras publicações gratuitas.