Casa da Idade do Ferro descoberta no centro histórico de Viseu

Casa típica de um castro foi encontrada durante trabalhos de melhoria dos espaços verdes do Largo da Misericórdia, na cidade.

Um casa da Idade do Ferro foi descoberta no Largo da Misericórdia, no centro histórico de Viseu, na sequência de uma intervenção para melhorar os espaços verdes da zona, anunciou esta terça-feira o presidente da câmara, Almeida Henriques. “Vai haver aqui uma plantação de árvores e um ajardinamento e nunca fazemos nada no centro histórico sem trabalho arqueológico, até porque sabemos que a probabilidade de encontrar alguma coisa [antiga] é muito forte”, justificou o autarca aos jornalistas, durante uma visita ao local.

O arqueólogo Pedro Sobral explicou que o achado agora colocado a descoberto tem “uma importância enorme”, porque comprova a antiguidade da cidade. “Temos aqui um dos vestígios mais preservados, que é uma estrutura habitacional da Idade do Ferro, uma casa típica daqueles castros que conhecemos do Noroeste peninsular, dos castros lusitanos”, frisou. Segundo o arqueólogo, foi igualmente descoberta “uma estrutura também possante, provavelmente de origem romana e depois reaproveitada no século XVI, mas que não deixa de ser monumental”.

Fonte: Casa da Idade do Ferro descoberta no centro histórico de Viseu