Festa da Arqueologia | International Archaeology Day | Polo Arqueológico da Garganta, Sabrosa

A Associação de História e Arqueologia de Sabrosa tem a honra e o prazer de convidar toda a comunidade para a realização da Festa da Arqueologia | International Archaeology day, no Polo Arqueológico da Garganta, entre os dias 19 e 20 de outubro de 2019, a partir das 9h30 da manhã.

O evento procura, sobretudo, dar o pontapé de saída para o projeto “Contextualização e Valorização da Necrópole das Touças: C.O.V.A.S. de Sabrosa”. O evento contará com a importantíssima presença de um dos maiores especialistas em arqueologia da morte e rituais funerários na alta idade média na Península Ibérica, o Professor Doutor Jorge López Quiroga, da Universidad Autónoma de Madrid, com uma intervenção subordina ao tema “El mundo funerario en la Península Ibérica durante la Alta Edad Media”.

A equipa do projeto apresentará uma comunicação subordinada ao projeto e à Necrópole das Touças, realizada, sobretudo, a partir de uma perspetiva pedagógica no sentido de atingir todos os públicos e, sobretudo a comunidade local. Seguidamente o Arqueólogo Sérgio Pereira apresentará uma comunicação subordinada ao tema “Espaços Funerários: Escolher, Construir e Utilizar” e a antropóloga do projeto, a Drª. Maria de Fátima Ribeiro de Almeida apresentará as “Conversas” com os mortos: o que nos contam os ossos.

Devido às limitações de espaço, a AHAS recomenda a inscrição para o evento em: https://forms.gle/PAhRrkXERbe65D1NA

Após as intervenções, da parte da tarde de dia 19, será realizada uma visita ao sítio arqueológico das Touças e à Mamoa da Madorras. Logo no dia 20 está programada uma visita ao castro de Sabrosa, a partir das 10h.

Aguardamos a vossa presença.

DINA

Ass. de História e Arqueologia de Sabrosa

Polo Arqueológico da Garganta

CM1262-4, 5060-422 São Martinho de Anta

SABROSA

www.: AHAS

Facebook: AHAS