![Cartaz_Expo_CISL_2019_[A3]](https://arqueozine.com/wp-content/uploads/2019/10/Cartaz_Expo_CISL_2019_A3-678x381.jpg)
Vai ser inagurada no dia de hoje a exposição “IDENTIDADE(S): o Homem e o Território – Esposende nas origens da Cultura Castreja” no Centro Interpretativo de S. Lourenço (Vila Chã – Esposende).
18 outubro (sexta-feira)
17h00 | Inauguração exposição “IDENTIDADE(S): o Homem e o Território – Esposende nas origens da Cultura Castreja”
Local Centro Interpretativo de S. Lourenço (Vila Chã – Esposende)
A fixação dos nossos antepassados em povoados situados em pontos elevados e estratégicos do vasto território que compõe o Noroeste Peninsular remonta ao período entre o final do III milénio e o final do I milénio a.C. Com cronologias e especificidades geográficas distintas, cada habitat teve a sua própria especificidade e um percurso que não teve forçosamente de se conciliar com os demais.
Com base nesta realidade, a exposição “IDENTIDADE(S): o Homem e o Território – Esposende nas origens da Cultura Castreja” abordará questões de gestão e de ocupação do território, indissociáveis do potencial da sua envolvente para a aquisição e produção de meios de subsistência, existência de espaços com recursos naturais, o controlo e defesa dos respetivos territórios, de passagens terrestres e fluviais e bem como da navegação fluvial e marítima.