VN Barquinha | CEAC acolhe tertúlia “Palavras Soltas” com Sara Cura

O Centro de Estudos de Arte Contemporânea (CEAC), em Vila Nova da Barquinha, vai ser o palco de uma conversa sobre o tema “Um livro por escrever” e que vai juntar à mesma mesa Carlos Vicente e Sara Cura esta quarta-feira, dia 6 de novembro, às 18:30h.

A iniciativa, integrada nas comemorações dos 183 anos de elevação de Vila Nova da Barquinha a concelho, é promovida pelo município e vai ser conduzida por Carlos Vicente, que terá como convidada Sara Cura, técnica superior no Museu de Arte Pré-Histórica e do Sagrado no Vale do Tejo, em Mação, atividade que desempenha desde setembro de 2003.

Licenciada em História Arqueologia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, possui um Diplôme d’Etudes Approfondies en Prehistoire-Ethnologie-Anthropologie, pela Sorbonne Université – Faculté des lettres (Paris) e é doutora em Quaternário, Materiais e Culturas (Arqueologia Pré-Histórica) pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

É Docente no Mestrado Erasmus Mundus de Arqueologia Pré-Histórica e Arte Rupestre promovido pelo Instituto Politécnico de Tomar, Universidad de Tarragona (Espanha), Museu de História Natural de Paris (França) e Universidade de Ferrara (Itália). É coordenadora de diversos trabalhos de Arqueologia de campo e laboratório em contexto de investigação científica e de salvamento, em particular em contextos de Pré-História Antiga. É autora de várias publicações nacionais e internacionais sobre Pré-História, Geo-arqueologia em contextos fluviais, Indústrias líticas, Didática da Pré-História e Arqueologia Experimental. É pesquisadora do Grupo de Quaternário e Pré-história do Centro de Geociências UId73 FCT. É Coordenadora dos Laboratório de Quaternário e Indústrias Líticas do Instituto Terra e Memória. É consultora científica nas áreas de Pré-História Antiga, Geo-Arqueologia e Didática da Pré-História.

É também membro da União Internacional das Ciências Pré-Históricas e Proto-Históricas. É membro da Sociedade Portuguesa de Antropologia e Etnologia. É membro da Associação dos Arqueólogos Portugueses Área de atuação científica: Estudo do comportamento adaptativo e das estratégias de ocupação do território de caçadores-recolectores no Plistocénico Médio e superior e Holoceno Especialização em tecnologia lítica e estratégias de gestão de matéria-prima em sociedades de caçadores-recolectores e comunidades agro-pastoris Especialização em socialização do conhecimento em Arqueologia Pré-Histórica Museografia Arqueologia Experimental.

Fonte: VN Barquinha | CEAC acolhe tertúlia “Palavras Soltas” com Sara Cura