ARTEfactus– Publicação em destaque

ARTEfactus é a publicação trimestral da empresa Arqueologia & Património que pretende com estes boletins dar a conhecer o trabalho desenvolvido pela empresa.

O nº 7, Janeiro de 2020, encontra-se disponível on line e faz referência ao seguintes trabalhos:

— O sítio do Monte do Marquês 15 – Beringel, Beja.
Sítio com estruturas em negativo, com contextos enquadráveis no IV milénio a.C, III milénio a.C e um contexto de período Romano. Este sítio foi intervencionado entre 2007 e 2008 no âmbito dos trabalhos de minimização do Bloco de Rega do Pisão, promovidos pela EDIA, S:A..

— Cristo Indo-português – Porto.
Intervenção num crucifixo indo-português composto por um elemento escultórico em marfim, e uma uma cruz e peanha em madeira exótica, com ornamentações em prata, profusamente decoradas.

— Vaso decorado com ornatos brunidos do Monte Branco 3 – Pias, Serpa.
Peça em destaque neste nº 7 da ARTEfactus, trata-se de parte de um vaso com bordo esvasado e colo hiperboloide decorado com a técnica de ornatos brunidos, enquadrando-se na Idade do Bronze Final.

— Estruturas com perfil em “W-V-Y” – Baixo Alentejo.
As estruturas em perfil “W-V-Y” têm sido identificadas um pouco por todo o Baixo Alentejo, tecendo-se aqui algumas considerações sobre os seus aspetos morfológicos, distribuição espacial e as particularidades dos seus enchimentos.

A publicação pode ser consultada e descarregada de forma gratuita seguindo esta ligação.